sexta-feira, 18 de março de 2011

Fandom Disomers

A ideia deste post surgiu faz algum tempo, mas ainda não tinha conseguido inspiração. Depois de ler estes trechos do comentário da Diemi no meu blog, decidi escrevê-lo:

“Acredito que, para aqueles que têm naturalmente esse dom, escrever pode ser realmente fácil, no entanto, para simples mortais, como eu, escrever é quase doloroso. O prazer que sinto ao retratar meus personagens preferidos – Ron e Hermione – é inenarrável, mas essa tarefa está longe de ser fácil! Dizem que aquilo que é mais árduo, mas difícil tem mais valor, e concordo plenamente!
Quando comecei a escrever foi um desafio, visto que nunca fui uma aluna exemplar em português! Talvez isso prove que para escrever não basta apenas saber empregar corretamente as regras do “bom português”, é preciso, fundamentalmente, amar e conhecer o que escrevamos!
Descobri um mundo de coisas inestimáveis por ter sido pretensiosa (traduza-se aqui pretensão por “sem noção”...rs...) e postado na Floreios e Borrões minhas maus traçadas linhas...rs... Diferentemente da Vivi, não tenho um dom natural para dissertar, mas graças a gentileza sem igual dela, continuei escrevendo.” Dieimi Somers

 Criar, segundo o dicionário Aurélio, é: dar existência a; tirar do nada. Dar origem a, formar. Dar princípio a, produzir, inventar, imaginar, suscitar. Tudo isto está incluído no trabalho dos escritores. Eles fazem aparecer em uma folha de papel em branco, palavras e frases que, juntas, formam o texto. As palavras não têm nenhum significado até o momento que alguém as interliga e lhes dá um sentido. Este é o papel dos escritores, ou nesse caso, das Ficwriters. E não é simplesmente jogando as palavras a esmo que elas terão um fim satisfatório. É preciso, antes de tudo, que o criador tenha conhecimento e discernimento para uni-las em frases coesas. Produzindo qualquer texto, seja ele brilhante ou não, você já está criando. Sendo assim, acredito que inventar não é fazer tudo novo e diferente do que já foi feito, é imaginar outra maneira de escrever, que dê outro sentido ou que justifique o que já está pronto.

 A grande diferença entre alguém que tem por hábito escrever é que ela pode se experimentar mais. Raríssimas pessoas vão dizer que criar um texto é fácil. Justamente, porque não é. E, no mundo da literatura, sabemos que para quem escreve uma série de livros, é difícil conseguir manter a mesma qualidade em todos. O exercício da escrita é algo extremamente dependente da imaginação, da inspiração e do meio em que a pessoa está inserida. Sendo assim, a qualidade do que a pessoa escreve é diretamente proporcional a isso. Se alguém está mal, vai ser praticamente impossível fazer um texto alegre; se está bem, pode até ficar triste ao escrever um drama. Isso acontece quando a pessoa se entrega e tudo acaba interferindo diretamente na escrita e vice-versa.

 Talvez seja por isso que a maioria dos livros é de ficção, isso permite uma fuga para o escritor. Ali ele se permite extravasar, deixar de lado os problemas e experimentar outros mundos, outras opções de vida, outro universo. E o leitor, querendo fugir da realidade, também opta por estórias que o faz sentir livre. As pessoas acabam encontrando uma personagem com que se identificam e se transportam para o imaginário daquele livro, perdendo-se nas páginas. Creio que para o escritor acontece a mesma coisa, elaborando um personagem com alguma característica em comum com ele, tem a chance de vivenciar outras situações que só estão presentes nos seus sonhos.

 Voltando às fanfics, não existe universo mais interessante e perfeito para que uma pessoa possa se entregar ao prazer de escrever sem se preocupar com estilo, público, aceitação. Há tanta variedade de ficwriters, shippers e enredos que sobra lugar pra todo mundo e tudo é válido. Se o leitor não se identifica com uma fic, tem uma infinidade de outras pra escolher.

 Ficwriters não tem obrigação de escrever, elas o fazem por amor à escrita, à série, ao shipper. Por isso, acho que as ficwriters devem ser apoiadas e valorizadas. 

Há uns 8 meses atrás, li uma fic que mudou a minha visão deste universo de fanfics para sempre. O título da fic é "Dois dias depois" e a autora é a minha ficwriter preferida desde então: Disomers. Não descansei até terminar a leitura de todas as fics do perfil dela na FeB. E hoje tenho certeza que foi a melhor escolha que fiz.

 A primeira coisa que me chamou a atenção enquanto lia as fics foram as respostas aos leitores, individualmente e como um comentário na fic. Achei de uma educação sem igual. A medida que fui a conhecendo mais, outras qualidades foram se revelando e a melhor delas, sem dúvida nenhuma, é a humildade. Esta citação já diz tudo:

 "Sucede com frequência que os espíritos mais mesquinhos são os mais arrogantes e soberbos, assim como os espíritos mais generosos são os mais modestos e humildes." (René Descartes)

Existem poucas ficwriters que tem paixão pelo que fazem, são inteligentes, talentosas e capazes de nos emocionar com seu texto. A Disomers me fez enxergar isso e me mostrou que uma fic é muito mais do que uma simples extensão do que está nos livros. Não vejo outro caminho a não ser admirar o seu trabalho. Sou fã e admito isso abertamente. No entanto, ela sempre acha que não é boa o bastante, e acho que aí está a sua melhor qualidade. É impressionante como as melhores pessoas do mundo são aquelas que dispensam os elogios e se atém as críticas.

Tendo isso em mente, resolvi agradecer a ficwriter que me fez descobrir um fandom por meio de suas maravilhosas fics. A minha forma de agradecer é simples, mas espero que pague ao menos uma parte da felicidade de tê-la conhecido, poder ler suas fics brilhantes e por ser presenteada por ela  à cada fic que leio.

Acho que agora só falta dizer PARABÉNS DISOMERS! E bem-vinda ao seu fandom!


Para quem ainda não conhece o belíssimo trabalho da Disomers, sugiro que faça um cadastro na FeB e passeie pela lista da autora, lendo cada fic para comprovar o porquê da criação do Fandom Disomers.

Agradeço a betagem deste post à Viviane Barreda. Olha como eu sou chique! rs Sou amiga da Beta, fã número 1 da minha FW preferida e mais nova Ficwriter do fandom!  Sou uma pessoa de sorte mesmo! Quem ainda não conhece, faça cadastro na FeB e procure por Viviane Barreda. Obrigada por tudo, Vivi!!! Fanart by Lillywmw, veja aqui a original: Kiss the King

3 comentários:

  1. AHHHHHHH!!
    Lógico que uma ficwriter brilhante desse porte merece uma homenagem estupenda, é ou não é??
    Pouco posso acrescentar de novidade em tudo o que eu já falei durante todo esse tempo que aprecio o trabalho da Di, e menos ainda posso adicionar em tudo o que a Pipoca relatou.
    O fato maior é que a Di não poderia faltar na minha vida, ela fez momentos duros ficarem mais fáceis de viver, embalada pelas estórias dela eu pude escapulir um pouco do stress diário e mergulhar no meu hobby mais prazeroso desde os 5 anos de idade.
    Mas o plus máximo de utilizar minhas personagens favoritas em aventuras novas, dando vida e sequência com textos bem escritos e situações plausíveis, sempre se utilizando das entrelinhas pra retratar com a mais absoluta perfeição e fidelidade, coerência e coesão, isso SIM fez muita diferença, inclusive no meu hobby, revolucionou igualmente minha maneira de ver as coisas, de certa forma a obra da Di me moldou em vários pontos, causou uma reviravolta notável na minha leitura, avaliação, escrita, interação... sei que pode não parecer, mas eu não fui a vida toda assim... Tive que entrar no fandom e dar de cara com uma escritora que não acreditava no próprio talento, tive que tirar leite de pedra e vencer minha própria resistência e timidez pra apoiar, incentivar, demonstrar minhas opiniões como eu nunca havia feito antes...
    A Di não é fácil de ser convencida, é teimosa, mas eu fui mais; utilizei toda a minha capacidade de persuasão e tentei provar eternamente o tamanho do talento dela!!
    Fico feliz por hoje ela ser reconhecida, adorada, e o melhor de tudo: não só por mim, mas por todo o fandom, pois NINGUÉM PODE IGNORAR UM TALENTO LATENTE.
    Por isso está fundado o FANDOM DISOMERS.
    Juntem-se, não aos bons, mas sim aos BLOODY BRILLIANT.

    Mil Bjs,

    Vivi

    ResponderExcluir
  2. Certo, depois que parar de chorar com o post da Pipoca e com o comentário da Vivi, eu digo alguma coisa coerente.
    Mas quero deixar muito claro que se alguém aqui é brilhante e talentoso, são essas duas: Lissandra (Pipoca) e Viviane!
    Quando a emoção e as lágrimas pararem de me cegar, volto a caixa de comments!

    ResponderExcluir
  3. Estive refletindo sobre esse texto esplendoroso escrito pela Pipoca, tentando encontrar um meio de agradecê-lo a altura, e descobri que seria humanamente impossível. Quando o li pela primeira vez me senti extremamente envergonhada. Sim, envergonha! Por quê? Simples, por não me considerar digna de palavras tão briosas e magnânimas. Em seguida, fui tomada por uma comoção avassaladora, que me fez respirar fundo para impedir que as lágrimas caíssem.
    Deus! Esse texto foi escrito para mim, inacreditável, eu sei!

    Em nenhum momento, quando comecei a escrever, imaginei a proporção que essa atividade atingiria na minha vida; e nem nos meus mais insanos devaneios sonhei em conhecer pessoas tão especiais, talentosas, generosas e amigas por meio de um site de fanfics de Harry Potter.
    Eu realmente era ingênua! Desconhecia por completo a força do fandom Harry Potter!

    O que posso dizer hoje é que essa descoberta foi, sem dúvida, a melhor coisa de ter sido “sem noção”, pois se não tivesse postada minha primeira fic -vergonhosa -, não teria conhecido a Pipoca, a Vivi, a Lilly, entre tantas outras pessoas maravilhosas do fandom Ron e Hermione.

    Mas gostaria de deixar claro que não sou uma autora, nem mesmo uma FW, a única coisa que faço é, a partir das histórias que leio (li), formular textos simples sobre Ron e Hermione. Meu amor por essas personagens, magicamente criadas por J.K. Rowling, é tão profundo que muitas vezes não sei como mensurá-lo, como extravasá-lo para que não me sufoque. Acredito que tenha sido esse sentimento desmedido que tenha me impulsionado a escrever. Realmente nunca fui uma aluna brilhante em português, e escolhi o curso de letras na faculdade porque gostava de literatura, embora também não fosse uma leitora exemplar...rs... (E não tenho vergonha de assumir, nunca acreditei que a vida era uma competição e de que precisávamos ser os melhores; sempre acreditei que devemos fazer o melhor dentro das nossas capacidades e limitações.)

    Saber gramática e amar muito algo não é suficiente para que sejamos escritores, sei muito bem disso. Aprendi um pouco de gramática ao longo da faculdade, e meu amor por Ron e Hermione, acredito, é inquestionável, mas apenas isso, aliado a dedicação e boa vontade não me torna uma escritora; algumas coisas, como ser um escritor, dependem de um dom especial, o qual, infelizmente, não possuo. No entanto, nunca tive pretensão de ser escritora. Poder partilhar meus sentimentos por Ron e Hermione já me deixa suficientemente feliz.

    Aproveito este comentário para agradecer a todas as FW brilhantes que conheci e li ao longo dos anos, as quais foram fonte de inspiração constante.
    Quanto a Pipoca e a Viviane, preciso salientar eternamente o quanto essas duas criaturas são generosas, pacientes, talentosas, amigas e insubstituíveis.

    O texto do post é lindo, e gostaria de realmente ser merecedora de tanta dedicação, comprometimento e magnitude, mas sou apenas um ser mortal que se utiliza do talento alheio para expressar o que sente!

    De qualquer forma, agradeço do fundo do coração esse carinho sem igual que a Pipoca e a Vivi dedicam a mim, e elas fazem isso de graça, eu realmente não as suborno...rs...
    Gurias, vocês são minha maior razão, SEMPRE! (Depois de Ron e Hermione, claro...rs...)
    Um grande beijo!

    Parabéns Pipoca, e aceite meus mais sinceros agradecimentos.
    Dieimi Somers

    ResponderExcluir