quarta-feira, 9 de março de 2011

O universo das fanfics

“Eu queria trabalhar algo como a "grande passagem" que é esse mundo de fanfictions para quem quer escrever, e ler... Queria mencionar a influência que muitas obras como Harry Potter, Crepúsculo e afins têm sobre os jovens, que os faz buscar mais daquilo mesmo quando a saga termina. Fanfictions seriam a alavanca para futuros escritores? Leitores críticos? Tradutores? Revisores de texto?”@Srta_Mily (Paula Milani)

Desde que vi esta ideia da Paula, para uma iniciação científica no curso de Letras, me coloquei a disposição para ajudar. Primeiro porque a conheci lendo uma fic dela, há alguns anos atrás, no Orkut. Segundo porque, como amo ler fics, esse assunto me interessou. Portanto, resolvi fazer este post para falar um pouco sobre esse vasto mundo das fanfics e tudo o que ele proporciona para nós, leitores.

Não sei dizer ao certo há quanto tempo leio fics, imagino que algo em torno de quatro anos.  Sendo assim, já li inúmeras fics, de variados autores. A única ressalva, é que todas as fics que conheço são do universo de Harry Potter. Portanto, todos os exemplos que utilizarei são relacionados a essa série.

Sei o quanto as ficwriters se dedicam a esse trabalho, sem receber nada em troca a não ser alguns incentivos e comentários. Estes últimos, cada vez mais escassos ou vazios. O que é uma pena, porque o esforço das escritoras de fanfics merece ser recompensado.

Sem nenhuma dúvida, as fics são um ótimo exercício para quem almeja uma carreira literária. Elas podem se tornar ferramentas poderosas para experimentação de tipos de escrita e abordagem. Com isso, após o retorno dos leitores, a ficwriter poderá perceber como o seu futuro trabalho será recebido pelo público.
Como as fics brasileiras são relativamente novas, é válido que algumas delas sejam traduções de fics internacionais. O que é uma ótima indicação pra quem planeja trabalhar como tradutor.

Quando a ficwriter começa a levar seu trabalho a sério, costuma procurar uma ajudante, chamada beta, para corrigir seu texto e dar sugestões de alteração. Aí vemos um bom exercício para quem pretende trabalhar como revisor de texto.

Algumas vezes, o público alcançado pela fic atinge pessoas com grau de instrução apurado, aparecem então os leitores críticos que podem se tornar formadores de opinião, o que acarreta mudanças no estilo da escrita, do enredo ou, simplesmente, confirma que a ficwriter está no caminho certo.

As fics são a realização de algum desejo que não foi satisfeito durante a leitura do livro. Por exemplo, os fãs de Ron e Hermione (como eu) não se contentaram com um simples beijo no último livro da série Harry Potter. Depois de anos de espera, com os sentimentos escondidos em olhares e palavras, ficou a vontade de algo mais.

É exatamente isto que procuramos quando lemos fanfics: ler as entrelinhas do livro, o que não foi possível colocar no papel ou não foi explorado. Por isso, surgem shippers variados, plots dos mais diversos assuntos e, inclusive, fics com UA (universo alternativo). 

Não faz muito tempo conheci o fandom Ron e Hermione através das Ficwriters Disomers e Viviane Barreda e, assim, me aprofundei nesse mundo das fanfics. Tanto que surgiu a ideia de um novo cargo no fandom: Degustadora de Fanfics. Eu me tornei então a Degustadora Oficial do Fandom Ron e Hermione e posto as degustações no Fórum Ron e Hermione In Aeternum. Essa função, nada mais é, do que a do crítico literário. Sempre que faço a degustação me lembro daquelas contracapas que trazem a percepção sobre o livro.

Para ilustrar melhor como as fics podem transformar uma pessoa, eu sou formada em Arquitetura e Urbanismo e nunca trabalhei com nada relacionado a textos. Hoje não consigo mais ler uma fic sem enxergar além das palavras e perceber a essência do que está na tela. Não troco o mundo das fics por quase nada, a não ser por um bom livro ou um bom filme.

As fics podem ensinar muito à medida que fazem os jovens se interessarem por ler, escrever, criticar e se aproximarem de pessoas que pensam e vivem como ele. Com isso posso dizer por experiência própria que as fics modificam os jovens, influenciam positivamente no conhecimento e na formação do sendo crítico sobre literatura e comportamento.

Prova disso é que a Paula é uma ficwriter e jovem escritora que resolveu trabalhar esse assunto na Faculdade. Não existe exemplo melhor para mostrar o quanto esse universo pode ser um berço para novos talentos que irão melhorar o futuro da educação e do conhecimento.

Só me resta pedir aos que leram este post que reflitam sobre o assunto e, se possível, comentem. Para ajudar não só a Paula, mas também a todos que venham a conhecer esse universo das fics e queiram se aprofundar no assunto.

Links de posts sobre o assunto no blog Fanfic Ron & Hermione:




Agradecimentos a Disomers e Viviane Barreda que são a razão da minha permanência no fandom e o grande incentivo para que os meus humildes textos possam ser publicados na internet. Sem elas eu não teria dado continuidade ao meu twitter, a este blog e nem faria parte do fandom. Todo o meu carinho e os meus mais sinceros agradecimentos a quem mudou a minha vida para melhor e, por isso, serei sempre grata. Muito obrigada!

12 comentários:

  1. Olha, eu adorei! Já estou com a cabeça fervilhando de ideias! Acho que vou dar muito trabalho para minha orientadora! rsrsrs Adoraria saber mais da opinião de outras pessoas, leitoras e escritoras de fanfics! Vou divulgar essa página! Obrigada, flor, isso vai ser uma mão na roda! ;)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post! Adorei saber que o trabalho da Paula vai ser sobre fanfics... Boa parte das fics que li também foram sobre HP!
    Bom, confesso que início tive muita resistência de ler fics... eu não aceitava a maioria dos shippers alternativos a não ser os que tinham nos livros originais! Comecei a ler exatamente depois de ler HP6 aguardando o livro 7. E justamente comecei a ler uma fanfic sobre o livro 7, porque não aguentava mais esperar...
    É uma fic da Paula, e foi tão bem escrita (não era a toa que era a campeã de posts na época) que depois de ter lido HP7 eu confundia partes da história com partes da fic.
    E realmente comecei a buscar outras histórias, na tentativa de suprir aquela falta que o final dos livros me trouxe... Li todas as fics da Paula (creio eu), mas a primeira que li Mistérios e Paixões ficará sempre marcada! Fiz amigos muito especiais lendo aquela história! E a maior delas é a própria Paula! Hoje sou fã assumida dela, esperando ansiosa o seu reconhecimento como escritora!
    E também com o incentivo e a ajuda dela, escrevi fics também, inclusive estou com uma em andamento... (há bastante tempo)
    Parabéns Pipoca pelo post super interessante, parabéns Paula pela iniciativa do trabalho. Com certeza as fics me serviram e ainda servem de alento, depois que terminou a série... E servem pra gente descobrir ótimos escritores, só esperando uma oportunidade de mostrar seu trabalho... não é Paula? ;)

    ResponderExcluir
  3. Nossa Senhora!!

    Texto mais completo impossível, estou realmente muito feliz pelo que li, retratou muito mesmo de como eu mesma me sinto, hoje as fics são responsáveis por 70% do que eu leio, o resto são livros e rede de relacionamentos como tumblr, twt e e-mails!!

    As fics pra mim não são apenas textos criados por pessoas dedicadas, elas refletem tb um momento da minha própria vida, elas me fazem relaxar, e viajar num mundo totalmente crível dos meus personagens favoritos.

    E ler fics não dispensa a leitura do livro, ao contrário, eu mesma sempre me pego perguntando de onde o (a) autor (a) tirou tal ideia, e corro pros livros pra analisar algum dado... rs

    Sem contar que o fandom Ron/Hermione me permitiu conhecer pessoas realmente maravilhosas e ter um hobby altamente prazeroso, coisa que eu levei em torno de 27 anos pra achar.

    Certeza absoluta que se não fosse pelas pessoas como a Di e a Pipoca eu seria apenas uma dona de casa entediada e vazia.

    Com as fics da Di eu posso ser uma esposa amantíssima, entende? ^^ E com a amizade da Pipoca posso tentar ser menos impulsiva e mais ponderada, hehehe...


    Pipoca, teu texto está FANTÁSTICO, INCRÍVEL, MARAVILHOSO, FORMIDÁVEL, INTELIGENTE, COLOSSAL!!!

    Eu nem tenho mais adjetivos, desculpe não posso formular em palavras o preciosismo do teu texto estupendo!!

    PARABÉNS!!

    *Obs.: Ainda ñ me considero FW, nem um estilo eu tenho, mas valeu! rsrsrs

    Mil Bjs,

    Vivi

    ResponderExcluir
  4. Excelente post. Conseguiu descrever exatamente o que se passa no mundo das fanfics.
    Nós, leitores e escritores de fanfics, agradecemos =D

    ResponderExcluir
  5. Interessante a temática que a Paula escolheu para seu trabalho, acredito que tem muito potencial para desenvolver um trabalho muito rico e pertinente.
    Pipoca, muito legal que tu trouxe estes questionamentos à tona, pois de maneira geral não pensamos muito sobre nossas paixões, fandon incluido aqui é claro, e por vezes é difícil explicar as razões que nos levam a gostar de algo. Quando a Dieimi me pediu para explicar porque gosto de Fanfics precisei fazer um exercício grande para conseguir identificar o que me faz amar tanto as fanfics e o que elas representam para mim. Como meu intersse é apenas de leitora não tinha voltado meu olhar para este viés de construção literária por parte do ficwritter, mas como tu levantou esta questão é fácil perceber que escrever fanfics pode ser um exercício muito bem-vindo para os aspirantes a carreiras literárias. Enfim gostei demais de tuas reflexões, parabéns!
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  6. Para Bechara, o enunciado não se constrói com um amontoado de palavras e orações. Elas se organizam segundo princípios gerais de dependência e independência sintática e semântica, recobertos por unidades melódicas e rítmicas que sedimentam estes princípios. O que Bechara está dizendo é que não basta escrever “corretamente” para que uma sucessão de orações seja um texto, é necessário que esse conjunto de frases faça sentido para quem o lê!
    Pablo Neruda em uma de suas citações diz que escrever é fácil. Acredito que, para aqueles que têm naturalmente esse dom, escrever pode ser realmente fácil, no entanto, para simples mortais, como eu, escrever é quase doloroso.
    O prazer que sinto ao retratar meus personagens preferidos – Ron e Hermione – é inenarrável, mas essa tarefa está longe de ser fácil! Dizem que aquilo que é mais árduo, mas difícil tem mais valor, e concordo plenamente!
    Quando comecei a escrever foi um desafio, visto que nunca fui uma aluna exemplar em português! Talvez isso prove que para escrever não basta apenas saber empregar corretamente as regras do “bom português”, é preciso, fundamentalmente, amar e conhecer o que escrevamos!
    Descobri um mundo de coisas inestimáveis por ter sido pretensiosa (traduza-se aqui pretensão por “sem noção”...rs...) e postado na Floreios e Borrões minhas maus traçadas linhas...rs... Diferentemente da Vivi, não tenho um dom natural para dissertar, mas graças a gentileza sem igual dela, continuei escrevendo.
    Hoje, sei que escrever Fanfics é uma das atividades mais prazerosas que tenho. Continua sendo imensamente difícil criar, mas com o apoio das amigas que fiz no fandom tenho seguido em frente.
    O texto da Pipoca me fez inflar de orgulho, sinto-me privilegiada por saber que alguém tão competente me encoraje e me motive a continuar escrevendo.
    Não almejo ser escritora, não seria tão pretensiosa (“sem noção”) a tal ponto, mas acho que como muito bem salientado pela Pipoca, as Fanfics são uma ótima maneira de começar uma carreira!
    Quero agradecer a Pipoquita por compartilhar um texto tão incrivelmente brilhante com o fadom! Difícil comentá-lo a altura :)
    Beijos,
    Dieimi Somers

    ResponderExcluir
  7. Bom, a temática da iniciação é de fato interessante e crescente. Eu já participei de duas pesquisas de campo relacionadas a fanfics. E por ser um tema tão mal explorado, é sempre bom ver que há pessoas dispostas a estudar o fenômeno das fanfics.

    Quanto a mim, não faço parte apenas do fandom HP. X-Men, X-Files, Fringe, True Blood e outros fazem parte da minha lista extensa de leituras e posso lhes dizer que os ficwriters de HP são, no mínimo, os mais dedicados. Às vezes não são os mais corretos ou preocupados, mas certamente são os que têm mais paixão quando resolvem escrever. Contudo, paixão não faz um escritor. Escrever é uma atividade que demanda tempo, pesquisa, leitura e, principalmente, uma boa dose de paciência, porque há dias em que a vontade de apagar tudo e desistir dessa vida é maior que o amor por um ship ou personagem.

    Acredito que nesses momentos o que deve pesar mais é o desespero que acomete um ficwriter em ver, às vezes, como uma fic sua, escrita com toda dedicação e carinho, não tem o devido reconhecimento. Infelizmente, hoje, os leitores que realmente se importam e dedicam alguns minutos de seu tempo para fazer um comentário construtivo são poucos e cada vez mais escassos.

    Da minha parte, tento dar um feedback para o autor porque acho que é o mínimo que posso fazer por ele, levando-se em consideração que houve todo um esforço para criar aquela fic, seja ela one shot, drabble, ficlet ou long.

    Mas há coisas no post que não concordo:

    - Acho que a atividade de beta não pode ser exatamente utilizada como um espelho para um futuro revisor. Mesmo que eu não seja, entendo que é uma profissão deveras completa e não acho que a "experiência" de beta faça qualquer diferença.
    - Até onde sei, as fics nacionais não são relativamente novas. Pelo que disse, você lê fics há pelo menos 4 anos. Eu tenho um pouco mais de tempo e posso lhe dizer que as fics Potterianas têm no mínimo 9 anos. Conheço fics que tem oito anos de publicação. E lembro-me que os sites mais famosos eram a Harryoteca, Hedwiges Page e Aliança 3 Vassouras (este uma referência que infelizmente se apagou). O referencial aí pode ser amplamente expandido.

    Ah, e você falou em UA. Já leu alguma RA?

    Espero que este comentário tenha sido útil.

    ResponderExcluir
  8. "Escrever uma história com base em personagens criados por terceiros é uma
    prática comum desde o século XVII (PUGH, 2005). Contudo, depois do surgimento de
    leis de direitos autorais em diversos países, essa prática tornou-se rara até que as fanfics
    surgiram junto com a chamada “explosão” dos fanzines, revistas amadoras produzidas
    por fãs, que cresceram em popularidade e quantidade nas décadas de 1960 e 1970.
    O primeiro fanzine a trazer fanfics, servindo como uma espécie de “marco
    histórico”, foi o fanzine norte-americano Spockanalia, dedicado à série de TV “Jornada
    nas Estrelas”. Seu título faz referência a um dos personagens mais populares do seriado,
    o alienígena Spock (PUGH, 2005). Apesar das restrições legais, os fanfiqueiros
    justificam sua prática pelo fato de não visarem lucro com as fanfics (SÁ, 2002)."

    ResponderExcluir
  9. Olá de novo! Então, postei esse texto aí porque achei interessante, embora ele não fale das fanfics no Brasil, mas, se juntarmos tudo, digamos que a popularização da fanfic ganhou espaço depois da internet, nos anos 90.

    Vinte anos é um tempo relativamente curto, então posso tentar me convencer de que ainda não damos o devido destaque a ela por causa disso. Minha esperança é de que seja valorizada como merece, porque eu sinceramente acho um objeto de estudo fascinante, principalmente quando estamos tão acostumados a viver num mundo onde poucos demonstram interesses em ler...

    Só posso dizer que os comentários de vocês estão me motivando muito! Obrigada mesmo, tudo está sendo muito útil, e muito bem guardado aqui. ;)

    ResponderExcluir
  10. boa tarde,

    tbm escrevo fic entrei nesse universo por acaso e me apaixonei e hj tbm fazendo faculdade de letras e pretendendo fazer pós em literatura tbm venho abordado o assunto sempre que tenho oportunidade em sala de aula mostrando o poder criativo que exite por trás desses trabalhos.
    na semana de letras da minha faculdade abordarei exatamente sobre o universo das fic e por que tantas pessoas se envolvem com elas...enfim para resumir adorei seu post foi mto bom mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir